Proposta Pedagógica

A Escola de Mater Ltda, Entidade Mantenedora do Colégio São Conrado, localizada na Rua Eng. Álvaro Niemeyer, 126 – São Conrado, é uma instituição de ensino particular que visa à formação integral do cidadão, adequando-o a sua realidade, buscando um novo saber. Com o conceito de globalização, o mundo nos faz mais participativos, coautores de nossa história, por isso é importante a formação e o incentivo aos aspectos: criatividade, imaginação, iniciativa individual, independência, reflexão e crítica para formação de profissionais mais bem preparados a fim de enfrentar e avaliar o mundo.

Esta instituição de ensino valoriza a formação generalista do educando, tanto em nível intelectual e cultural como físico, emocional e psicológico. Enfatiza o espírito de equipe, a participação e principalmente a tomada de decisões conjuntas em busca de um futuro melhor para todos. A democracia associada ao sinergismo faz com que a decisão tomada seja a melhor para o todo, levando a confiança e a cooperação das partes. A escola no sentido mais amplo, deve ser a base da construção do conhecimento, levando o educando a formar o saber a partir de situações do seu quotidiano e através dos conhecimentos propostos, buscando transferir o aprendido para novas situações. Durante este processo, o educando estará se integrando ao meio, discutindo com seus parceiros e melhor, tomando decisões justas e transformadoras.

Esta visão faz com que a instituição, consequentemente, tenha a missão de formar indivíduos mais participativos, críticos, transformadores de novas realidades sem haver qualquer benefício de partes, mas construindo um mundo mais justo e igualitário.

A finalidade principal desta instituição de ensino é a formação integral de crianças, pré adolescentes, adolescentes e adultos por intermédio dos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Os objetivos institucionais são: a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, da família, da comunidade, do Estado e dos demais grupos que compõem a sociedade; o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais dos homens; o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional; o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum; o domínio dos recursos científicos e tecnológicos, de acordo com a faixa etária, que lhes permitam utilizar as possibilidades e se adequar ao seu meio; a preservação e expansão do patrimônio cultural; a preservação da natureza e de toda a forma de vida que há nela; a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica ou religiosa, bem como a quaisquer preconceitos de classe ou raça. A instituição oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todos os cursos serão ministrados em regime de externato e semi-internato, em dois turnos com frequência mista.

Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 126
São Conrado – Rio de Janeiro – RJ