Há 42 anos, formando pessoas!

Close this search box.

História

Ensinar independência, criatividade e responsabilidade. Estes são alguns dos objetivos da Escola Mater – Colégio São Conrado, que comemora 42 anos de ensino este ano. Fundada em 1982, pelos primos Flavio Vieira de Castro e Luiz Gustavo Vieira de Castro, a escola começou oferecendo aulas do maternal a 2ª série e hoje contempla todo o ensino fundamental e médio.

O crescimento da escola se deu pela experiência na área educacional dos dois primos. Entre 1966 e 1981, Luiz Gustavo foi dono de um colégio em Botafogo, onde Flavio, então com 20 anos, deu seus primeiros passos como professor de matemática do pré-vestibular. Estudante do curso de arquitetura, Flavio deu aulas na escola do primo de 1966 a 1968, ano em que se formou e começou a trabalhar como arquiteto. No entanto, a paixão por ensinar era tão grande, que continuou dando aulas particulares de matemática financeira paralelamente ao trabalho de arquitetura.

A dupla jornada de Flavio persistiu até 1982, quando seu primo Luiz Gustavo decidiu fechar o colégio em Botafogo e abrir outra escola em São Conrado.

Como Flavio era arquiteto, seu primo o chamou para fazer o projeto do novo colégio. A solicitação acabou rendendo também um convite de sociedade na instituição de ensino, surgindo, assim, a Escola Mater. “A cidade estava crescendo em direção a São Conrado. Era uma ótima oportunidade”, lembra.

Quando abriu as portas, a escola oferecia aulas até a 2ª série. O colégio foi crescendo e a cada ano passou a oferecer uma nova série. Quando os alunos estavam chegando à adolescência, começaram a achar que o nome Escola Mater era muito infantil para eles. Flavio sugeriu, então, que os próprios alunos escolhessem um novo nome para faixa etária deles. “O processo foi super democrático. Fizeram várias reuniões e escolheram o nome Colégio São Conrado. Hoje, a escola se chama Escola Mater – Colégio São Conrado”.

Em 1992, Luiz Gustavo deixou a sociedade e em seu lugar assumiu Marcia Garcia. “A Marcia é a melhor educadora que já conheci. Ela tem uma experiência incrível e é super prestativa. Quando assumiu, passei a parte pedagógica e fiquei cuidando da área administrativa. Marcia, então, deu continuidade, fundando o Ensino Médio. Tem feito um excelente trabalho e, prova disso, é o ótimo aproveitamento dos nossos alunos no vestibular”, conta Flavio.

Ele também ressalta que a boa relação entre a equipe pedagógica e os alunos ajuda muito no trabalho desenvolvido pela escola. “Os estudantes têm total liberdade para expressarem seus pensamentos”, afirma.

Outro diferencial destacado pelo Flavio é a ligação dos ex-alunos com a escola. Para ele, o fato de estarem sempre conversando e ouvindo os alunos torna o colégio uma base de apoio e confiança.